Como fazer que seus filhos adquiram o hábito da leitura?

Em uma era em que novas tecnologias e infinitas formas de entretenimento estão à disposição  das crianças, muitos se perguntam como despertar nos seus filhos o interesse pela leitura.

Afinal, mesmo com toda a evolução técnica, ler permanence sendo uma fonte de grande gratificação e uma pessoa que desenvolve este hábito na infância terá no futuro inúmeros benefícios na forma de se relacionar, de se fazer compreender e de desenvolver o seu raciocínio e a sua criatividade. Mergulhar em um bom livro permite que ele liberte sua imaginação, conhecendo mundos reais e imaginários sem sair do lugar.

E as portas deste universo mágico não são difíceis de serem abertas. Tudo que a criança precisa é ser instigada e incentivada. Por isso vale a pena dar uma olhada nestas dicas para fazer com que seu filho perceba o contato com os livros como uma experiência gratificante para toda a vida:

 

  • Leia para seu filho– além de incentivar o hábito da leitura e de reforçar a comunicação,ler para o seu filho fará com que vocês passem alguns bons momentos juntos.

 

  • Escolha com cuidado os primeiros livros– para atrair e manter a atenção das crianças, devem ter pouco texto, de preferência com letras grandes, e uma grande quantidade de ilustrações.

 

  • Leve a criança a bibliotecas, livrarias e feiras de livros– a visita a estes locais motivará a criança a estabelecer uma boa relação com os livros, que será mantida durante toda a sua vida.
  • Estimule seu filho a montar uma biblioteca– desta forma ele estabelecerá um vínculo com os livros e poderá compartilhá-los com seus amigos, aumentando o estímulo da leitura entre eles.

 

  • Ajude a criança a acumular experiências relacionadas à leitura– se ela gosta de um filme ou desenho animado, dê-lhe de presente o livro no qual ele é inspirado.

 

  • Dê o exemplo– criança copia comportamentos: se ela ver você lendo com frequência, certamente se interessará pelos livros também.
Recent Posts

Deixe um comentário