Autor de Florinda e Florisbela lança livro infantojuvenil sobre Baleia-Franca

O escritor infantojuvenil Frederico Manica, autor do livro “Florinda e Florisbela Gêmeas Iguais ou diferentes?”, lança, no dia 24 de setembro, quinta-feira, às 16h, durante a Abertura da Exposição Cultural da Semana Nacional da Baleia Franca, no Pavilhão de Exposição, anexo à Associação de Guias de Turismo da APA (AGTA), em frente ao Praia Eventos, em Imbituba/SC, seu novo livro “Amigante, a amiga gigante”.

O evento conta com uma sessão de autógrafos e exposição de telas ilustrativas do livro, de autoria do cartunista, Alexandre Torrano. O momento também será uma oportunidade de bate-papo entre autor e público. O convite é aberto à comunidade com entrada franca.

A Amigante, a amiga Gigante, personagem do livro, é um filhotinho de baleia-franca que nasceu em Santa Catarina depois que sua mamãe viajou milhares de quilômetros pelas águas geladas no sul do Oceano Atlântico em busca das águas mais quentes do litoral sul do Brasil. Este parto ocorreu na Praia da Ribanceira, em Imbituba. Em suas aventuras, Amigante ficou amiga do menino Tuco no dia em que ele fazia o seu primeiro aniversário, em 17 de setembro de 2010 (época auge de aparições das baleias). Tuco e seu pai observavam as baleias no mirante da Praia da Ribanceira, quando uma bem grande se aproximou deles com o filhote como quem quisesse apresentá-lo em sinal de amizade. Por isso, o bebê baleia ganhou o nome de Amigante.

Segundo Manica, autor do livro, a publicação foi idealizada para contribuir com a preservação da vida marinha, a qual depende da atenção e proteção constante do homem. Sua leitura é um estímulo para o conhecimento desta espécie e para as novas gerações crescerem com mais consciência e responsabilidade ambiental. A obra integra a coleção “As aventuras radicais da Turma da Florinda e da Florisbela”, da Editora Cinco Continentes. E compõe parte do Projeto “Lê Brasil” – uma parceria entre o autor e empresas apoiadoras que distribuem gratuitamente livros para instituições sem fins lucrativos e executam projetos comunitários que atuam com o tema educação. A iniciativa já beneficiou muitas entidades em Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A ideia central é auxiliar na formação de leitores.

 

Sobre o autor

Frederico Manica tem 41 anos. É natural de Juiz de Fora (MG), reside em Porto Alegre há 21 anos e é autor da coleção infantojuvenil “As aventuras radicais da Turma da Florinda e da Florisbela”, composta de livros e audiolivros voltados para o público de 0 a 14 anos. Entre eles:

“Florinda e Florisbela – Gêmeas iguais ou diferentes?”; “Tatan, vida de skatista”; e “Popótamo Chorão”, recentemente publicado.

A coleção também traz uma série de narrativas de personagens coadjuvantes. Está disponível gratuitamente no site: www.florindaeflorisbela.com.br.

A turma também está presente no Facebook, na Fan Page: www.facebook.com/florindaeflorisbela.

Pais e educadores encontram, nestas obras, uma literatura divertida e que vai além da contação de histórias e da formação de leitores. É também um instrumento incentivador ao conhecimento. Faz respeitar e refletir sobre a nossa responsabilidade social e ambiental.

Conforme o autor, a ideia é apoiar e dar suporte a ações que usem a literatura, mas que dialoguem com a realidade local e despertem o interesse pela leitura e pela escrita. “Estimula a criatividade e a capacidade de interpretação das crianças e adolescentes para um crescimento saudável de cidadãos comprometidos com a construção de uma sociedade mais justa, sustentável, e que vislumbre um futuro melhor para todos e para as gerações futuras”, enfatiza Manica.

Serviço:

O que: Lançamento do livro Amigante, a Amiga Gigante de Frederico Manica Editora Cinco Continentes

Local: Espaço da Semana Nacional da Baleia-Franca Endereço: Pavilhão de Exposição, em frente ao Praia Eventos, Imbituba/SC

Data: 25 de setembro, sexta-feira Hora: 16 horas/sessão de autógrafos

pg01pg05

Recent Posts

Deixe um comentário